terça-feira, 22 de outubro de 2013

Currículo em TI?! Você está fazendo isso errado!


8

Caros amigos,
Diariamente me deparo com currículos cada vez piores e com informações incompletas ou desnecessárias que são enviados por profissionais de TI para as mais diversas empresas no Brasil. Todos nós sabemos que a elaboração de um bom currículo é algo básico e que todos devem saber fazer isso assim que ingressam no mercado de trabalho. Entretanto, não é o que acontece hoje em dia! Vamos lá a algumas dicas interessantes de como montar um currículo específico para a área de TI! :)
Dica 01. Estude a empresa que você está enviando o currículo!
É de extrema importância saber o setor exato que você deseja trabalhar e, se possível, já ter uma ideia das possíveis empresas que você deseja enviar o seu currículo. Com isto, poderemos facilmente moldar as suas características profissionais para esta posição, evitando adicionar informações desnecessárias que todos nós sabemos que a empresa não se importa em saber.
Dica 02. Destaque as suas certificações!
Já vi currículos que o profissional colocava a certificação em apenas uma pequena observação. Todos possuem o conhecimento do peso de uma certificação no mercado de trabalho e o quanto é importante demonstrar que você possui estes exames e títulos. Sempre devemos deixar em destaque o que tivermos de melhor, seja um número elevado de certificações, boa experiência profissional ou um bom currículo acadêmico.
Dica 03. Detalhe as suas experiências profissionais!
É normal encontrar currículos que informam que um profissional foi, por exemplo, suporte técnico em ambientes Windows/Linux e somente isso, não há nenhuma informação adicional. A área de TI é um campo bem específico de conhecimento e precisamos escrever, detalhadamente, o que realmente aprendemos e quais eram as suas funções naquele posto de trabalho.
Dica 04. O que acha de fazer um resumo?!
Currículos na área de TI costumam ser extensos e estudos mostram que o profissional de recursos humanos passa menos de 40 segundos analisando cada currículo. Portanto, o que acha de fazer um resumo inicial, apresentando as suas principais qualidades, justamente para chamar a atenção do possível empregador? Por exemplo:
• Grande experiência em instalação, configuração e tunning de plataformas Microsoft Windows.
• Experiência em diferentes tipos de ambientes operacionais e um forte conhecimento da área de redes.
• 6 anos de experiência na área de TI e 5 exames de certificação realizados.
É apenas uma sugestão! :)
Dica 05. Você acha realmente importante colocar cursos que participou?
Existem casos que cursos que você participou não são tão interessantes de ser adicionados ao currículo. Já vi exemplos que um profissional adicionou que possui um curso preparatório para a certificação 70-680, mas o mesmo não realizou o exame de certificação. No lugar de ajudar o profissional, as vezes acaba atrapalhando, visto que ou ele não obteve êxito na aprovação do exame ou, se preferir, nem se deu ao trabalho de tentar realizar a prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário